Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos

Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraApartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Iluminação, JanelaApartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Porta, CorrimãoApartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  4D, AutoDesk, CIN, CLIMAR, Efapel, GLS2 CARPINTARIA, MOSAICOS D’ALCARIA, Microsoft Office, PADIMAT, Sosoares
  • Arquiteto Responsável: João Tiago Aguiar
  • Equipe De Projeto: Rúben Mateus, Susana Luís, João Nery Morais, André Silva, Maria Sousa Otto, Rita Lemos
  • Construtor: Oficina dos Sonhos
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no centro da cidade de Lisboa, o apartamento devoluto, e que antes tinha sido um escritório, passou por uma renovação profunda por se encontrar muito compartimentado. O projecto visou reduzir o número de divisões interiores, tornando o espaço mais fluido e adequado à vida moderna. O antigo escritório, foi transformado num T2 banhado de luz natural graças ao saguão e por ser o último piso do prédio onde se encontra. Esta mais-valia permitiu reconfigurar o apartamento do ponto de vista espacial.

Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Cadeira, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG
Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 21 de 23
Planta
Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Iluminação, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Na fachada nascente, existe uma varanda/terraço, que se estende a todo o seu comprimento, e é nessa zona que estão a master-suite, com walking-closet, e um quarto. Foi desenhada uma nova instalação sanitária para a suite perfeitamente adaptada à dinâmica diária, enquanto a outra instalação sanitária, já existente, foi intervencionada, optimizando-se o espaço através do reposicionamento dos sanitários e de uma mudança completa dos revestimentos.

Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Por seu turno, toda a zona social e a cozinha foram colocadas a tardoz de modo a beneficiarem do terraço já existente de grandes dimensões e onde foi projectado um churrasco. Este espaço ao ar livre surge, assim, como uma extensão natural da área social interior que ficou mais ampla, versátil e favorecida. Um hall, de proporções mais nobres e espaçosas, faz a ligação entre a entrada e as áreas social e privada. Tanto no hall como na sala, o tecto, com as suas grandes circunferências de luz, sobressai e aviva ambos os espaços.

Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG
Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 23 de 23
Cortes
Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta
© Fernando Guerra | FG+SG

Com vista a melhorar o conforto e a eficiência do apartamento, substituiu-se todo o pavimento existente em mosaico por soalho de madeira, excepto na instalação sanitária social e de apoio ao quarto com o pavimento em microcimento. Este material foi também utilizado quer na cozinha, aberta para a sala, quer no churrasco. Destaque ainda para o apontamento em mosaico hidráulico que surge exclusivamente no duche da instalação sanitária da suite. Foram ainda introduzidos outros elementos desenhados à medida como a estante, que acomoda uma lareira e tv, ou a garrafeira junto à mesa de refeições.

Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Corrimão, Terraço
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento RFV / João Tiago Aguiar Arquitectos" 27 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953266/apartamento-rfv-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.